Construir uma fonte de alimentação de tensão alta variável

Construir uma fonte de alimentação de tensão alta variável

Categoria: AparelhosAutor: Émile Provost • Vistas: 233

Eu precisava de uma variável de 0 a 50KV fonte de alimentação de alta tensão para meus experimentos de alta tensão que não iria quebrar o banco, assim que eu construí meu próprio.

Com apenas algumas peças de antigos fornos de microondas, aparelhos de TV e um queimador de óleo, você pode construir um instrumento acessível para tudo o que você deseja encaixar, crackle ou pop!

O principal componente é o multiplicador de tensão, que abordei no multiplicador de tensão alta instructable. Construí-lo primeiro e, em seguida, solte-o neste projeto para uma saída variável.

Passo 1. Teoria de operação

O diagrama mostra o fornecimento na condição de desenergizado e o caso encerrado.

Tensão de rede é aplicada à fonte de alimentação através de um conector de 120 VAC painel. Com o caso encerrado, atual passa através de um fusível Amp 5, F1 e através do interruptor de segurança caso, S1 fazendo com que o indicador de pronto, I1 a luz quando o interruptor S2 é colocado na posição ligado para energizar o fornecimento.

Neste momento, a fonte de alimentação não está em mas em um Estado de prontidão para enegize a fase de alta tensão.

Quando é pressionado o botão S3, reles K1 energiza e permanecem energizado depois S3 é liberado.

Corrente passa através de Variac, VT1 que ajusta a tensão de entrada para o OBT. O OBT etapas até a tensão de entrada para um máximo de n/a VAC. A saída da OBT é alimentada para o multiplicador de alta tensão, HVM onde ele é multiplicado n/a VDC saída.

Para de-energize o abastecimento, coloque S2 na posição OFF. K1 será de-energize e remover a energia da OBT e HVM e todos os indicadores vão se extinguir.

Interruptor de segurança caso e o contator de potência não são necessárias para esta oferta trabalhar. Eu pensei que a capacidade de poder ligar e desligar, usando um pushbutton foi legal. É tudo. O segundo esquema mostra removê-los.

Passo 2. Reunir as partes

Todas as peças com exceção da variac usado para controle de tensão veio da minha coleção lixo ou Ebay. Aqui está a lista:

Gabinete – Gabinete do Texas instrumentos TI99 computador. Qualquer caixa de metal vai fazer, desde que haja espaço suficiente para as partes. Uma caixa elétrica fará apenas a multa. O gabinete do computador tinha um switch, um adaptador de plug AC e uma tampa removível assim que era perfeito.

F1 – fusível de Amp 5 com suporte (Radio Shack).

HVM – HV multiplicador – esta é uma compilação-lo você mesmo parte composta por n/a KV alta tensão diodos e capacitores de cerâmica maçaneta n/a picofarad 20KV alta tensão. Você pode comprar todas as peças no Ebay. Eu já afixei um instructable sobre isso. Basta procure por multiplicador de tensão alta.

I1 – pronto – volt 120 verde Neon luz indicadora de mudança (Radio Shack). Um velho 120 volts néon indicador de um forno de microondas é o que eu usei aqui.

I2 – HV ON indicador – lâmpada de néon vermelho 120 volts (Radio Shack).

K1 – contator – 120VAC 10 Amp Monitor retransmissão com uma bobina de 120VAC.

OBT – queimador de óleo do transformador recuperadas de um queimador de óleo velho de uma casa móvel avaliado em 120VAC @ 2.25 Amps sobre a entrada e 6Kv 20Ma na saída. O tipo de pólo único foi usado aqui. Isso pode ser comprado de uma empresa de serviço de gravador para cerca de r $65,00

S1 – SPST N.O. Cherry micro-interruptor para segurança caso.
S2 – monitor alternar ou roqueiro ligue para alimentação.
S3 – SPST N.O. 120VAC interruptor Pushbutton.

VT1 – um variac foi comprado para $60 de uma casa de alimentação eléctrica. Qualquer dimmer que pode lidar com cargas indutivas até 5 amperes irá funcionar. O variac pode controlar 2.5 ampères. Apenas o suficiente para a OBT.

MISC – você precisará de algumas asas de arame e várias cores de fio scavenged de cabos de alimentação para a fiação interna.

Passo 3. Esquematizar o chassi

Se sua caixa tem coisas nele, gut-lo. Leve tudo dele exceto partes essenciais. Eu mantive o interruptor de alimentação e o adaptador de CA. Tudo o resto, ido!

Se sua caixa tem HANDSIZED buracos nele, patch em. Você não quer mais pequenos (ou um vizinho nosey) furando sua pata na caixa com o poder sobre. Mina precisava de uma capa para trás e uma nova chapa de rosto feito de alumínio. Ele tem me custaria menos apenas usar uma caixa de eléctrica em vez disso.

Layout de próximo, todas as peças nos locais aproximados mostrados dando-se bastante espaço para fiação. Espaço é essencial neste projecto porque queremos limitar a possibilidade de formação de arco entre os componentes de alta tensão.

Broca buracos onde necessário para as peças de montagem e proteger suas partes usando qualquer hardware que você tem para trabalhar com folha de metal.

Etapa 4. Fio do lado de baixa tensão

Decida se pretende incluir um interruptor de segurança de contator e o caso do poder. Em caso afirmativo, use o primeiro esquema. Se não, então use o segundo esquema.

O fornecimento começando com o conector AC do fio, fuse holder, switches, contator variac e poder.

Teste cada estágio de sua compilação para Verifique se que o cabeamento está correto.

Em seguida conectar a OBT e testar o intervalo da variac.

Para testar a saída do OBT, mantenha uma chave de fenda GROUNDED perto a saída OBT terminal.

Se você ver um arco, bom. Desligue a alimentação e desconecte-o da corrente e mover para a próxima etapa.

Passo 5. Concluir a compilação

Dependendo de como você construiu seu multiplicador, você precisa montá-lo no chassi para que ele não se move ao redor. No meu caso, eu fiz um par de u caseiro em forma de montagens de madeira e colado o multiplicador para as montagens usando cimento contato.

Quando seco, Monte o multiplicador no chassi e conecte-o ao chão e OBT.

Para a saída, passei a liderança de 50KV no gabinete usando uma rolha de borracha grande de 2 polegadas como um grommet e alguns coroa dope para evitar faíscas. Isso funcionou até eu ultrapassou a marca de 35KV e, em seguida, ele arced sobre.

Então eu comprei um parafuso no plug de PVC e passado um parafuso de latão de 2 polegadas através do Centro, então enchê-la com epóxi 30 minutos e deixe ele curar.

Eu seguro a alimentação através do chassi com um pedaço de tubo de PVC roscado para corresponder. Então cortar meu chumbo 50KV comprimento e soldadas-lo na cabeça de parafuso na parte traseira do meu feed através de.

Revestido de toda a Assembleia com dope corona, deixe-o secar e tentei novamente. Desta vez foi bem-sucedida e conseguiu a marca de 50KV 100 por cento sem qualquer arco

Etapa 6. Power acima e testá-lo

*** AVISO ***
ESTES PRÓXIMOS PASSOS SÃO PERIGOSOS.

Conecte a alimentação ao fornecimento e ligue o interruptor principal. Deve acender-se o indicador de “Pronto”.

Configurar a voltagem para 50 por cento e pressione o botão ON HV.

O indicador ON HV iluminará e você ouvirá um som sibilam ligeiro. Isso é aprovado. Se você ouve qualquer snaps ou arco, determinar onde está o problema, desligar a fonte de alimentação e dope da área. Quando seca, teste novamente.

Com uma fenda aterrada, trazer a dica do driver do parafuso em estreita proximidade com o stud de saída e observe faíscas.

*** AVISO ***
NÃO TOQUE O STUD DE SAÍDA COM A CHAVE DE FENDA. O RESULTADO SERÁ DANO PERMANENTE.

Se você está confiante em suas habilidades de construção, ou com fome de faíscas, lentamente aumentar a tensão para 100% e teste novamente com a chave de fenda.

Sucesso será indicado pela faísca longa de 2 polegadas que você começa a partir do fornecimento.

*** AVISO ***
NÃO TENTE MEDIR A SAÍDA DESTE DISPOSITIVO SEM TESTE ESPECIAL EQUIPAMENTO OU O EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA APROPRIADO.

*** PERIGO PERIGO PERIGO PERIGO PERIGO PERIGO ***

A CORRENTE PRODUZIDA POR ESTA OFERTA JUNTAMENTE COM A ALTA TENSÃO TORNA ESTE DISPOSITIVO PERIGOSAMENTE LETAL! NÃO TOQUE O STUD DE TENSÃO ELEVADA DURANTE A OPERAÇÃO. ESSA COISA VAI MATAR VOCÊ! TERRENO A COUDELARIA APÓS CADA DESLIGAMENTO PARA DISSIPAR QUALQUER RESTANTE POTENCIAIS.

Passo 7. Regras de segurança e isenção de responsabilidade

SEGURANÇA PRIMEIRO!

SEMPRE usar luvas de segurança de borracha e ficar em um tapete borracha quando operando esta oferta.

SEMPRE óculos de protecção de desgaste quando está ligado. Especialmente se você planeja um laser de energia com esta unidade.

NUNCA toque qualquer coisa ou dispositivo que é conectado à fonte enquanto ele está em operação sem proteção adequada.

NUNCA derrotar o interruptor de segurança sobre o caso ou operar esta oferta com a tampa removida.

DESCONECTE a fonte de alimentação antes de abrir ou trabalhar nele.

FOCALIZE sua atenção no que você está fazendo com este dispositivo. Elimine qualquer distrações ou aborrecimentos na área onde você usar este dispositivo.

NÃO permitir que outras pessoas explorar ou trabalhar na mesma área deste dispositivo sem supervisão adequada ou treinamento de segurança.

Lembre-se, Smokey diz, que só você pode evitar incêndios de pessoas!

*** AVISO ***
Você, o Construtor e o usuário, a responsabilidade pela sua própria segurança na construção, testes e utilizar esta fonte. Ao construir este dispositivo, você reconhece os riscos envolvidos em sua operação e aceita esses riscos como resultado. Eu será em nenhuma maneira responsável para suas ações, incluindo a sua morte por este instrumento e aceitar estes termos, construindo e usando este dispositivo.