Controlador MIDI caixa de charuto

Controlador MIDI caixa de charuto

Categoria: MúsicaAutor: Yves Bigot • Vistas: 12

Aqui é um controlador MIDI DIY que pode ser usado com o Max/MSP, Ableton Live e apenas sobre qualquer outras músicas software ou hardware que oferece MIDI i/o.

O projeto usa a CPU de MIDI, que pode ser usado como um “cérebro” MIDI para projetos de DIY.

Este arquivo zip inclui a lista de peças (Open Office. ods), desenhos (Corel Draw. CDR &. png) e arquivos MIDI SysEx (.syx. txt e binário) usados no projeto.

Passo 1. Selecione uma caixa de charuto

Entre em contato com uma loja local de charuto e peça caixas vazias. As caixas podem estar disponíveis gratuitamente ou por um preço pequeno.

Considerando as seguintes características:

  • Forma geral. Uma caixa ideal tem baixa altura em relação à largura e profundidade.
  • Qualidade de construção. Escolha uma caixa que é resistente e bonito.
  • Espessura do painel. Isso pode ser importante. Muitos controles de painel-montagem e conectores são projetados para painéis de metais, que são relativamente finas. Um painel de madeira grosso pode tornar difícil montar os controles. Tente encontrar um espessura de painel inferior a 6 mm (1/4 de polegada).

A caixa usada para este howto é uma caixa de charuto de 26 Padron n/a

Passo 2. Selecione o Hardware de controle

Mouser e outros distribuidores de eletrônicos on-line têm um recurso de “busca paramétrica” que é uma ferramenta poderosa para a seleção de peças. Busca paramétrica permite o DIY-er encontrar específicos “sabores” do componente sem saber as palavras exatas de antemão. Para aproveitar isso, comece selecionando uma categoria muito ampla de parte, e, em seguida, estreitar-se abaixo a lista de resultados, eliminando partes que não são úteis.

Por exemplo: para encontrar o botão opções para este projeto, comece clicando no link “produtos” no Mouser. Clique no link “Opções” na seção “Eletromecânica”. A página de opções mostra as categorias de base do interruptor que são oferecidas por Mouser. Clique no link “Interruptores de botão”. Dentro desta categoria, existem quase n/a matches–far demais para navegar. Use a busca paramétrica para pare para baixo as opções.

Na maioria dos projetos, o primeiro parâmetro para selecionar é o estilo”montagem”. Este projeto requer a montagem do painel de interruptores. Montagem do PWB (também conhecido como furo passante) e peças SMD (montagem de superfície) não vai funcionar muito bem para este projeto. No menu estilo de montagem, selecione todas as opções que se relacionam com a montagem do painel. Isso inclui as opções começando com a palavra “Painel”, além de outras opções como “Snap-In”. Snap-in de peças podem funcionar muito bem em projetos DIY. CTRL-clique para selecionar vários itens.

É também um bom momento para selecionar a caixa de seleção “Estocado”. Partes abastecido não requerem prazos longos e compra de grandes quantidades que os tornam impraticável para projetos de DIY.

Clique no botão “Aplicar filtros”. Existem hoje apenas cerca de 2000 abastecido de montagem do painel interruptores botão na listagem. Selecionar ação apenas momentânea switches e classificação por preço leva a seleção para este projeto: n/a EV.


Passo 3. Projeto entalhes de painel

Crie um documento de Corel Draw para cada painel de caixa de charuto para ser cortado. Outros programas, como o Illustrator e o Inkscape, também podem ser usados. Medida da caixa de charutos para obter as dimensões exteriores. Desenhe a espessura do painel lateral e quaisquer outros recursos da caixa que poderia interferir com a montagem de componentes.

Baixe a folha de dados para cada componente utilizado no projeto. Folha de dados inclui um desenho de mecânica da parte e na maioria dos casos, uma recomendação para o tamanho de recorte do painel. Use as informações da folha de dados para desenhar os recortes.

O painel superior da caixa de charuto tem 8 potenciômetros, 24 botões, um interruptor e um LED indicador de atividade:

Passo 4. Corte a caixa de charuto com o cortador do Laser

O laser usado para este projeto foi o Mini Epilog Colombo idéia de fundição.

Entre em contato com seu local hackerspace–if é como CIF, oferece um programa de treinamento e fornece acesso de laser em uma taxa horária. Se nenhum laser está disponível localmente, use um serviço como Ponoko ou serra azul grande para encomendar um painel que pode ser anexado à caixa de charuto.

Usando o Corel Draw, “imprima” para o cortador do laser. O resultado é uma caixa de corte perfeitamente, pronta para aceitar os componentes de controle.

Passo 5. Criar a CPU de MIDI, diagramas de fiação

Plano de controle & conector de fiação com CPU de MIDI de um ou mais diagramas de fiação.

O painel superior da caixa de charuto tem 8 potenciômetros que serão usados para a entrada analógica para a CPU de MIDI. Os potenciômetros serão conectados ao controle de terminais n/a Manual do usuário de hardware MIDI CPU inclui informações sobre o controle que os terminais podem ser utilizados para entradas analógicas).

As botão opções na caixa de charuto são organizadas em grupos de 4, 8 e 12. Os grupos de 12 e 8 switches vão ser conectados em uma configuração de matriz, usando terminais de controle n/a O fórum de suporte de CPU MIDI tem informações sobre como criar uma matriz de interruptor). Os restantes 4 interruptores podem cada um ser conectados a um terminal de controle dedicado.

Abaixo está o diagrama de fiação do terminal de controle.

O conector de alimentação tem um interruptor interno que pode ser usado para desligar automaticamente a bateria quando estiver conectada a uma fonte de alimentação DC. Para tirar proveito desse recurso, fio terminais MIDI CPU DC IN.

Finalmente, o indicador de energia LED (integrado com o interruptor de balancim) e o LED indicador de atividade do fio.

Diagramas de fiação para conectores MIDI podem ser encontrados no manual do usuário de hardware MIDI CPU.

Passo 6. Montar e os controles do fio

Se o recorte do painel foi projetado corretamente, todas as partes vão caber perfeitamente no lugar. Use os diagramas de fiação da etapa anterior para ligar os controles e conectores para a CPU de MIDI.

Esta etapa deve ser tomada lentamente. Verifique a fiação tão ordenada quanto possível tornar a solução mais fácil. Encaminhe os fios perto parte articulada da caixa para que a tampa pode ser aberta e fechada sem esticar as ligações.

Se usar o cabo de fita ou outro fio de hook-up encalhado, estanho os fios antes de inseri-los em terminais de controle MIDI CPU. Isso impede que conexões fracas e curto-circuitos acidentais.

Passo 7. Configurar a CPU de MIDI

Crie uma mensagem MIDI SysEx para configurar a CPU de MIDI. Leia o Howto de SysEx de configuração para obter informações sobre o envio de uma mensagem sysex de seu computador. As peças de sysex relacionadas com os comutadores matriciais podem ser confusing–there é uma explicação aprofundada aqui.

Caixa de charuto enviará mensagens de nota MIDI em resposta à entrada de botão e mensagens MIDI CC em resposta à entrada de botão. Max pode mapear mensagens MIDI para funções arbitrárias, então a nota exata e CC números não são importantes.

Aqui está a mensagem de configuração do terminal de controle. Linhas que começa com “/ /” são os comentários.

/ / Controle Terminal mensagem Config – corrigido cabeçalho
/ / Este informa a CPU de MIDI para interpretar a mensagem de configuração de controle de terminal.

F n/a DE 5

/ / Camada 0. Existem 4 “camadas” de configuração. Este projeto requer apenas o primeiro (0).

00

/ / O que segue são “pedaços” de configuração.

/ / Cada bloco é 6 bytes hexadecimais: nn tt mm ch d0 d1
/ / nn = número de terminal
/ / tt = transição
/ / mm = modo
/ / ch = canal
/ / d0 e d1 são parâmetros específicos de modo
/ / Definições completas podem ser encontradas no manual do usuário MIDI CPU firmware.

/ / Interruptor linhas de dados da matriz (CT 0-7)
/ / Modo 7Fh informa a CPU de MIDI para aceitar a entrada de lógica. (Neste caso, afirma comutador matricial.)

00 7F n/a
n/a F n/a
01 7F n/a
n/a F n/a
02 7F n/a
n/a F n/a
03 7F n/a
n/a F n/a
04 7F n/a
n/a F n/a
05 7F n/a
n/a F n/a
06 7F n/a
n/a F n/a
07 7F n/a
n/a F n/a

/ / Switch Matrix selecione linhas (CT n/a
/ / Modo 2Ch leva dados do interruptor no CT 0-7 e gera notas.
/ / CT 8: gerar notas n/a h-3Bh 34).
/ / Esta é a linha de 8 botões no centro do painel.

n/a

/ / CT 9, 10: gerar notas n/a Ch h)
/ Estes são os 12 botões na parte inferior do painel.

n/a
0A n/a

/ / Direto de entrada do interruptor (CT n/a
/ / Modo 44 h aceita entrada lógica e gerar notas MIDI.
/ / Gerar números Nota n/a h-4Bh)
/ / Nota sobre (velocidade = 7Fh) quando pressionado o botão (tt = 00 h)
/ / Note Off (velocidade = 00 h) quando o botão liberado (tt = 01h)

0C n/a F
0 C n/a
0D n/a F
0D n/a
0E n/a A 7F
0E n/a A 00
0F n/a F 4B
0F n/a B 00

/ / Analog Input (CT n/a
/ / Modo 04 h gera mensagens de CC.

n/a
n/a
n/a
n/a
n/a
n/a
n/a
n/a A

/ / Este fixo rodapé – sinaliza o fim da mensagem de configuração.

F7

Passo 8. Conectar o controlador MIDI para Max/MSP

Ligue o controlador de caixa de charuto para um computador através de uma interface USB MIDI.

Neste exemplo, a caixa de charuto é conectada a uma interface Edirol UM-2EX USB MIDI, que é conectada a um Macbook rodando Max/MSP. (Nota: desde que a CPU MIDI envia mensagens MIDI padrão, qualquer software MIDI pode ser usado, incluindo Ableton Live, razão, etc.)